quarta-feira, 16 de março de 2011

Estilo Provençal

A decoração estilo provençal ou como conhecido internacionalmente French Country Style, surgiu na cidade de Provença, na França. É caracterizado pela elegância, delicadeza e pela mistura dos móveis clássicos regentes com outros desgastados ou rústicos. Geralmente nesse tipo de decoração predominam cores neutras, claras e suaves, como o branco, rosa, azul e o verde.

Esse estilo de decoração nos remete à vida rural antiga dos franceses com suas casas de campo. Naquele tempo costumava-se ter mais de uma casa, uma para cada estação do ano, mas só um mobiliário. Com isso, necessitavam carregar de uma casa para outra, o que tornava os móveis desgastados e com a aparência envelhecida e arranhada. Com o tempo, as classes menos favorecidas começaram a imitar essas pinturas como se fosse um estilo, o que acabou se tornando moda.

O estilo provençal não conta apenas com móveis envelhecidos, mas também paredes desgastadas ou de pedra, móveis pesados de madeira, lustres de ferro, estofados forrados com tecidos nobres e estampados e outros detalhes como taças de cristal ou até mesmo de vidro rústico daqueles mais pesados. Veja as fotos a seguir e conheça um pouco mais da decoração estilo Provençal:










BEIJO,BEIJO,BEIJO
RÊ.

12 comentários:

  1. Olá Rejane, acho este estilo maravilhoso, principalmente nos pés das cadeiras e nos pés das mesas. Lindos!! Beijos e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por esse estilo,acho que é tão delicado,romântico, tem uma certa leveza, simplesmente divino,adooooooro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bem! Nota 100!! (como diria meu avô!...rs) Vivendo e aprendendo! Eu adorei o post e as imagens,viu?

    olha...Se for pra LA,me mande um cartão...please...rs...E os filhotes como estão?Espero que bem!

    Bjinhos amiga

    ResponderExcluir
  4. Oi Lindona :)

    Rê, eu amo esse estilo! É lindo e romântico!
    Adorei a postagem!

    beijoo

    ResponderExcluir
  5. Esse romantismo predominante é tudo que há, deixa tudo mais aconchegante e delicado.

    Bjok

    Leyanne Freitas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rê!

    É um dos meus estilos favoritos.

    Tenho algumas pessoas da minha família que estão aí. São de Virginópolis/MG. Quem sabe não acha alguém por aí.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nao eh meu estilo. Esse dah muito trabalho para manter limpo.

    ResponderExcluir
  8. Acho lindo esse estilo! Sua cidade também é uma graça. Imagino o privilégio de estar morrando em um país de primeiro mundo, sei que nem tudo são flores, mas com certeza é um privilégio. Beijos Eliane

    ResponderExcluir
  9. Imagens lindíssimas. Românticas. Amo esse estilo, mas não teria em minha casa. Dá trabalho pra limpar.
    Bom fim de semana. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Lindas imagens,muito romanticas dá para sonhar,gostei do teu blog,vou passar mais vezes para ver melhor,venha me conhecer e participar no sorteio do bloguinho.

    ResponderExcluir
  11. Rejane gosto muito deste estilo embora minha casa tenha mais o clássico com o moderno !!! Beijos, Andréa.

    ResponderExcluir
  12. Rejane! Gostei muito do seu blog, e tudo é de muitíssimo bom gosto. Tenho alguns móveis antigos clássicos, que olhando essas fotos, me deu ideias para deixar os meus até mesmo mais claros sem perder o estilo antigo. Parabéns!

    ResponderExcluir